Vocês conhecem a Beta-alanina? Para que serve?

A Beta-alanina é um aminoácido não essencial, com inúmeras funções biológicas, dentre elas está à redução da percepção da fadiga muscular, pois ela diminuiu a “acidez muscular” uma das responsáveis pela sensação de fadiga, e isso gera uma melhora no desempenho esportivo.

A ingestão de Beta-alanina aumenta as concentrações intramusculares de carnosina, aminoácido responsável pelo tamponamento muscular (redução da acidez), o que leva o atleta a uma maior resistência a fadiga muscular e aumento da força. Outra função da carnosina é a diminuição da formação dos radicais livres, responsáveis pelo estresse oxidativo das células.

A carnosina é encontrada nas fibras musculares de contração lenta e rápidas, mas ela se encontra em maior concentração nas fibras de contração rápida, portanto sendo mais importante em atividades de alta intensidade e curta duração.

A ação da Beta-alanina se dá por saturação, geralmente, inicia-se a suplementação 10-16 semanas antes da prova alvo. Doses que podem variar de 4-7g/dia, esse valor total pode ser dividido em 3-4 doses ao dia, para evitar o efeito colateral da parestesia “formigamento”, que pode ser sentido 10-20 minutos após a ingestão. Esse efeito é transitório, e geralmente, sem riscos à saúde.

A suplementação da Beta-alanina pode ser feita em conjunto com a creatina para aumento da força, maior resistência à fadiga e hipertrofia. Mas, antes de tomar qualquer suplemento, procure um Nutricionista, pois é ele que vai saber em que momento e a dosagem necessária para que você atinja o seu objetivo.

Nutricionista responsável pela Nutrizione


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *