Texto por Emerson Oliveira

O INÍCIO DA JORNADA.

Umas das perguntas que mais escuto depois do desafio é: Porque você resolveu fazer uma ultramaratona, o que te motivou, como foi a preparação para essa prova?

Eu sempre acreditei que para todo novo projeto ou algo relevante que façamos na vida deve ter um porque, algo que justifique e nos motive a alcançar novos objetivos, ultrapassar barreiras, testar nossos limites. Sempre pratiquei atividade física, mas a corrida de rua comecei em 2019, e como grande parte dos atletas amadores, na época meu objetivo era apenas perder peso, cuidar da saúde, nunca imaginei treinar para fazer uma prova de longa distância. Veio a Pandemia, fechou tudo mais continuei treinando, somente em novembro de 2022 fiz a minha 1ª meia maratona (Cometa). Não fazia parte de nenhum grupo de corrida até em dezembro do mesmo ano, e através do meu amigo Cesar fui apresentado ao grupo de corrida Corre Ceará, de início já me apaixonei por aquele ambiente e pelas pessoas (Em outra oportunidade falaremos mais um pouco desse meu início no universo no mundo das corridas)

Em setembro de 2024, participei da Ultramaratona 100k Canindé, com largada na Outlet Fortaleza em Caucaia(BR-020) e chegada na cidade de Canindé, mais precisamente na estátua de São Francisco totalizando a distância de 103km. Minha relação com Canindé e toda região do sertão central começa por volta dos anos 2000, trabalhei na região por mais de uma década, e o sonho de correr essa distância em uma região tão conhecida pela Fé de seu povo, sua religiosidade e os amigos que fiz me motivaram a realizar para este desafio.

O PLANEJAMENTO PARA PROVA.

Foram 06 (seis) de preparação exclusiva para essa prova, em março já comecei a planejar os métodos, estabelecer metas realistas, reconhecer o percurso, fazer treinos longos e fortalecimento, o objetivo era finalizar a prova e de preferência sem lesões, para isso contei com o apoio e orientação de uma equipe de profissionais (professores de corrida, nutricionista, fisioterapeuta), treinei através de planilhas, muitas vezes em 02 (dois) períodos manhã e noite, o volume de treino ficava na média de 100km semanal, tive também que me adaptar a novas rotinas de hidratação, alimentação e suplementação.

OS TREINOS: A hora certa de testar os equipamentos, hidratação e suplementação para o dia da prova.

Como podemos imaginar, para encarar um percurso dessas proporções, é preciso estar fisicamente e mentalmente muito bem preparado. E isso vale também para os treinos, pois não se trata apenas de velocidade e sim de resistência, foco, calma e nunca querer improvisar o que não foi testado e treinado antes. Como os treinos eram muitos longos, tive que ir testando e me adaptando a alguns equipamentos, vejamos;

A hora de testar é no treino, aconselho nunca testar nada novo do dia da prova.

CONHEÇA A PROVA: Leia o regulamento e suas exigências.

Conhecer o regulamento da prova, as exigências, percurso e altimetria é tão importante quanto está bem preparado para o grande dia. No caso da Ultra 100k Canindé, que teve largada as 15:00h cada atleta teria que fazer seu planejamento de prova, pois não haviam pontos de hidratação durante o trajeto. Para isso contei com o apoio dos Staffs que para mim foram verdadeiros “Anjos”, sem eles não seria possível naquele momento e condições finalizar o percurso, tudo foi programado antes mesmo da largada, os pontos de hidratação, suplementação, km que iria fazer uso da lanterna, do colete, etc.

O trabalho em equipe transforma desafios em conquistas, esteja próximo de pessoas positivas e que acreditem em seu potencial!!!

O DIA DA PROVA: Hora de colocar em prática tudo que foi treinado.

No dia 28 de outubro de 2024, exatamente as 15:00h foi dado início a realização de um sonho, na hora passou um “filme” de tudo abdiquei para chegar até ali e saber que tudo valeu a pena, pois a disciplina me ensinou que é preciso sacrificar prazeres imediatos para receber recompensas MAIORES no FUTURO. Ao todo foram 103km de percurso, finalizei a prova em 13:30min chegando em Canindé as 04:30 do dia 29/10/2024.

Tenha prazer no processo, a corrida te devolverá todo o empenho que você dedicar a ela!

Nota importante: Desde que 2 atletas não possuem as mesmas preferências e metas, é quase impossível assumir protocolos que funcionem para todos sobre o quanto se deve fazer e o que se deve fazer. O que foi relatado aqui foi baseado em minhas experiências pessoais e apresentado de forma prática e objetiva de como foi minha preparação para uma ultramaratona. Deixo bem claro que a ideia é motivar outras pessoas a realizarem seus sonhos e objetivos, independentemente de distâncias e tempos. A corrida é sobre autoconhecimento, superação pessoal e cada atleta tem sua história.

Desejo sucesso a todos que chegaram até aqui, nos vemos por aí!!!

Respostas de 6

  1. Relato sensacional, estou no início desse mundo da corrida, recentemente fiz meus primeiros 10km e é inspirador demais ler isso 🥹👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  2. Foi sem dúvida umas das maiores aventuras que tive a honra de presenciar de perto, o verdadeiro significado de determinação, inspiração, ter focar no seu objetivo, não só pela corrida, temos que levar tudo isso nas nossas vidas, parabéns meu amigo, por ser esse exemplo para todos nós, com certeza essa história irá ficar marcada pra sempre em nossas Memorias, e fará muitos atletas a se inspirar no gigante da 020, orgulho de ser seu amigo, sou seu fã 🤝🏻🚀❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *