O ano de 2023 já começou e com ele a expectativa de como será o ano de provas e treinos que teremos pela frente.
Desejo muito que neste ano a qualidadde dos eventos (sejam treinos ou corridas oficais) sejam cada vez melhores, e tendo um equilibrio entre corredores e organizações.
Quando falo em equilibrio, muitos podem pensar ou imaginar que é algo muito difícil de acontecer, mas vamos analisar um pouco (baseado em minhas opiniões);
Quando falo em melhorar a qualidade em relação a organização e organizadores;
- Preços mais acessíveis e mais opções de kits (entre básico e completo);
- Melhor estrutura e segurança para os atletas (ambulância, placas de sinalização durante o percurso);
- Facilidade nas inscrições;
- Entrega de kits mais organizadas e rápidas;
- Pós prova mais digno pelo preço (muitos eventos nem isso tem);
- Premiações mais ampla (ao invés de premiar os 3 primeiros, porque não os 5?);
- Premiação em dinheiro nas grande corridas oficiais;
- Kits com menos papéis e mais itens úteis;
- E por ai vai….
Quando falo em melhoria em relação aos atletas;
- Mais respeito em relação ao percurso (não cortar caminho e etc);
- Menos fraude (atletas homens correndo no lugar de mulher e vice versa | jovens se inscrevendo como idoso para obter o desconto);
- Mais incetivos e menos xingamentos e inveja entre atletas e suas conquistass;
- Um melhor bom senso em alguns pontos (só pegar a quantidade de água que for beber durante o percurso, não empurrar outro atletas durante a prova e etc);
- Não ser o “esperto” e pegar duas ou mais medalhas;
- Se for para ser um pipoca, que seja um pipoca consciente (não pegar medalha por exemplo);
- E por ai vai também…
Claro que poderia ficar citando vários pontos de melhorias de cada lado, mas resumindo o que quero deixar claro é que para termos eventos de melhor qualidade depende dos dois lados cederem e melhorarem.
Mas é isso, desejo que em 2023 tenhamos muitos eventos, muitos km, muita superação de atletas e muitas metas e conquistas batidas e realizadas.
Que possamos nos encontrar por muitas vezes e em muitos eventos oficias ou não neste novo que se inicia hoje…sejamos felizes e sejamos grato SEMPRE!!!
Escrito por João Costa – Atleta Amador
Perfeito pontos levantados.
Boa a tarde!
Ótimas e bem colocadas palavras meu Caro João, vim para o universo das corridas de rua em 2019, em pouco tempo e com quase nada de experiência temos observado tudo isso que você frisou. É um universo gigantesco, e para que ocorram as melhorias não depende de um lado, tem que partir de ambos os lados . Ninguém é obrigado e nem forçado a correr em nenhum prova seja ela qual for(de expressão ou sem expressão alguma), mas se optar por correr deve seguir as normas e diretrizes impostas pela organização (que não sejam sobre-humana e com descaso e com falta de segurança), por outro lado os organizadores devem cumprir tudo que estão no contrato e ofertado. Como toda e qualquer modalidade esportiva, precisamos sentar e dialogar e reenvindicar as melhorias e se comprometer com o prometeu. Lembrem-se, não é porque somos Atletas Amadores, que as organizações e nós mesmos faremos as provas de qualquer maneira.
Feliz Ano Novo e muitos Kms!