Já se perguntou o porquê tantos atletas hoje estão aderindo as ultra distâncias? É legal pra gente que ama o endurance ver que mais e mais atletas estão aderindo a esse tipo de prova, mas, será que essa busca é por superação, ou apenas reconhecimento em redes sociais???
Desde que entrei no mundo das ultras em 2015, vi provas que tinham 45/50 atletas, subirem para 100/150 atletas, mas, que as vezes menos de 60% desses atletas conseguem conlcuir… O que esses atletas estão fazendo de errado?
A busca desenfreada por “apenas” uma mudança de nome das redes sociais, acabou multiplicando de forma absurda os atletas dessas modalidades. Ser o “fulano de tal ULTRA” é mais interessante do que ser apenas o “fulano de tal”, que também é atleta, treina bastante, faz diversos tipos de provas de endurance mas, que não alterou seu nome pois isso pra ele não importa… Sendo assim, pessoas sem um treinamento adequado, ou até mesmo sem nenhum treinamento, se inscrevem em uma ultramaratona olhando apenas o tempo “limite” da prova e, se der certo, conseguir o tão sonhado “ultra” em seus perfis.
A ultramaratona é um filme, não uma foto como eles acham. Olhar para uma pessoa e ver apenas o nome ultra, que na maioria das vezes ele mesmo nem usa pois é desnecessário, é uma visão totalmente equivocada, pois transformar o final de um filme, que levou horas e horas de treinamento, dias preparando a estratégia da corrida, alimentação e tempo, em uma imagem do ultramaratonista, é achar que basta ir lá e fazer mas, não é tão fácil assim.
Quer ser um ultra, treine, busque professores especializados, faça uma base consistente, suba os degraus um por um(5, 10, 21, 42km), e depois, se gostar de sofrer, você faz uma ultra. Pois não adianta eu vir aqui e falar que correr 50, 100km, 12h, 24h não vai ser sofrido, pois vai, e como vai!
Quer uma dica pra virar um “ultra”?
Treine, mas treine mesmo, pois quanto mais tempo você gastar se preparando para uma prova, mais fácil ela será!
Lembrando que este artigo é uma opinião pessoal e o mesmo não tem a intenção de ofender alguém e de influenciar qualquer pessoa.
Recado muito bem dado! Parabéns Álvaro pelas colocações muito pertinentes. Antes de falar “eu sou”, melhor que se decida se é a escolha correta . Alguns fatores determinantes pra concluir provas desse nível, são como se trabalha a solidão, a dor, o preparo físico, a distância … . Então treine sua cabeça antes, e boas provas !!!
Perfeito! Colocações sábias do amigo Álvaro. Já corri umas 4 ultras e ainda não me acho ultramaratonista, pois tenho muito a aprender e a treinar tb. Só sei que a batalha é árdua e só é para quem quer mesmo e eu quero muito ser um ultramaratonista e vou ser sim.
Olha na minha humilde opinião, a julgar pela aparência. Eu não faço a mínima ideia. Então alvin me faz um favor. Tem um amigo que me manda um Whatsapp dizendo que 40 km em uma hora. Eu vou te empresto o meu mid band 4 pra você correr com ele. Aí eu vou mandar esses dados da (minha) corrida pra ele ver como (eu) corro muito. Porque eu detesto correr. Mais tenho um amigo que correr pra ele é mesmo que respira. É aí que tu entra. Rsrsrs
Rapaz, se ele faz esses 40km de bike eu até ouso acreditar, mas correndo, nunca. Nem Bolt nos 100m rasos bate isso