Por Juh Marques
Jornalista, graduanda em educação física e maratonista
Vamos aos fatos! Para começarmos a entender e podermos efetivamente tomar essa decisão (importante) de maneira embasada, é preciso conhecer o que dizem os grandes órgãos de saúde com relação ao uso das máscaras durante a prática de atividade física, ta?
Bora lá:
1° A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, em informe publicado no dia 1 de junho, afirmou que “Nesses tempos de pandemia, o uso de máscaras no ambiente social está sendo preconizado por diversas entidades de saúde, incluindo a OMS, para reduzir a possibilidade de propagação da COVID-19”. Em especial, nas localidades onde está decretada a obrigatoriedade do uso de máscara, em ambientes públicos, desde que a prática de exercícios físicos ao ar livre e/ou em academias esteja liberada pelo poder executivo, DEVE-SE USÁ-LA AO EXERCITAR FORA DE CASA, até pela necessidade de cumprimento de uma determinação legal.
“Portanto, se você mora numa localidade que se enquadre nesta situação, a máscara deve ser usada, tanto nas práticas esportivas ao ar livre”.
2°/3° Organização Mundial da Saúde – OMS e o Ministério da Saúde (MSB): “realizar exercício físico ao ar livre está recomendado, desde que não proibido por lei decretada pelo poder executivo, para determinada localidade ou região, e OBSERVANDO SEMPRE OS PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO AMPLAMENTE CONHECIDOS”.
4° CDC – Centro de Controle de Doenças dos EUA: é de que “as máscaras são necessárias SEMPRE que as pessoas estão em um ambiente comunitário, especialmente em situações em que você PODE ESTAR PERTO DE PESSOAS”.
Mas é o que a fisiologia do exercício diz? Trago aqui uma fala do fisiologista Dr. Valdir Braga que durante uma entrevista disse “Durante o exercício de ALTA INTENSIDADE, a frequência respiratória aumenta muito, aumentando a utilização de oxigênio e, consequentemente, a eliminação de CO2 (parte desse processo é justamente para eliminar ácidos do organismo)”. Entretanto, com a máscara (e depende do material que a máscara é feita), o CO2 pode não ser eliminado de maneira adequada. Ressalto aqui dois pontos:
1) Teoricamente não é o momento pra altas intensidades, concordam?
2) De acordo com isso, DO PONTO DE VISTA FISIOLÓGICO, o uso de máscaras na corrida deve ser limitado apenas aos exercícios de baixa intensidade (Z1-Z2).
Beleza, isso aí já nos dá uma base, né? Mas vamos continuar. E o que diz o nosso querido DECRETO Nº33.631 (arquivo para download ou visualização no final do artigo), de 20 de junho de 2020 (aquele que liberou finalmente nossa prática de atividade individual ao ar livre) sobre o uso de máscara? Aqui vão dois trechos importantes:
“§ 2° Na prorrogação de que trata este artigo, fica mantido, nos termos do art. 9°, do Decreto n.º 33.608, de 30 de maio de 2020, o dever geral de proteção individual relativo ao USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA por todos que precisarem sair de suas residências, especialmente quando do uso de transporte público, individual ou coletivo, ou no interior de estabelecimentos abertos ao público.”
“. 3.1. Os Profissionais de Educação Física e os praticantes DEVEM USAR MÁSCARA , preferencialmente de tecido ou tnt (tecido não tecido), durante todo o atendimento e atividades físicas realizadas. A mesma deverá ser trocada a cada 2h (duas horas) ou quando estiver molhada ou com sujidade. Todas as pessoas devem seguir as boas práticas de uso, remoção e descarte, assim como higienizar adequadamente as mãos antes e após a remoção, combinando com outras medidas de proteção e higienização.”

Finalmente vamos ao meu relato de experiência: já corri 4km de máscara, foi desconfortável? Foi. Mas o que não é quando feito pela primeira vez? É possível correr de máscara? Com certeza! Nós corredores estamos acostumados a buscar sempre sair da zona de conforto, tentem enxergar o incômodo do uso da máscara dessa forma. Preciso usar máscara? Legalmente sim! “Ah, mas vou correr num lugar deserto, preciso mesmo assim? Já dizia minha mãe “sua cabeça, seu guia”.
Entenda, não há uma pesquisa/estudo feito que diz com 100% de certeza sobre a eficiência do uso da máscara durante a atividade física, até porque a gente sabe que se ela ficar úmida já era, mas EXISTEM RECOMENDAÇÕES, que foram criadas para prevenção.
Resumo da ópera? Antes de tomar qualquer decisão busque informações sobre aquele assunto e entendam de uma vez por todas que TUDO É UMA QUESTÃO DE BOM SENSO.
E você, já correu de máscara? Conta aí como foi nos comentários.
Acredito que se é obrigatório o uso de máscara em locais públicos, e não é confortável, ou não é saudável correr de máscara, conforme trecho do artigo: “com a máscara (e depende do material que a máscara é feita), o CO2 pode não ser eliminado de maneira adequada. “, Entende-se que não é recomendado praticar a corrida, por enquanto. Melhor aguardar mais um pouco, já que nos resguardarmos até aqui.
Se é obrigatório o uso da máscara, então temos q seguir as recomendações, seja em local deserto ou não! Eu já me adaptei, e estou correndo somente percursos curtos, não sou corredora profissional, prático essa atividade por uma filosofia de vida saudável e por prazer, então vou correndo devagarinho e me protegendo e protegendo quem eu amo!!
Muito bom!