A corrida de rua em tempos de Coronavírus, o impacto da pandemia aos praticantes da atividade física.
Não é novidade que mundo todo vem sofrendo as consequências do coronavírus, seja com as mortes, contaminações ou mesmo em isolamento social imposto pelos Governos Estaduais, a fim de evitar uma maior proliferação do vírus.
Aqui no Estado do Ceará não está sendo diferente. Esta semana o Governador Camilo Santana estabeleceu o fechamento de vários estabelecimentos e outras medidas de isolamento social.
Com tudo isso que está acontecendo, os esportes também foram atingidos com as medidas, onde muitas competições e corridas de rua por todo o país foram canceladas ou adiadas, algumas ainda sem data prevista para acontecer, pois tudo ainda está muito incerto, a depender da contenção ou proliferação do vírus.
Suspender esses eventos não é tão simples, pois além da expectativa dos corredores em participar dos eventos,
se mexe na planilha de treinos e provas, no investimento financeiro, quando alguns praticantes compram pacotes de transporte e hospedagem para corridas em outras cidades.
Mas há muito mais envolvido, há também o investimento financeiro dos organizadores dos eventos, com as verbas dos materiais de divulgação e equipamentos para realização das provas, tem contratação de mão de obra e os apoiadores envolvidos. E assim como organizar tudo isso dá trabalho, desfazer toda essa estrutura também é trabalhoso. Além de frustar as expectativas dos participantes.
O que resta fazer?
Ter paciência em esperar essa crise de saúde pública passar e, aos que puderem e estiverem em plena condição de saúde física, continuar os treinos individualmente, em ambiente aberto e arejado. Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e tendo responsabilidade social com as demais pessoas.
Pois inclusive, o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) divulgou nesta semana uma nota com algumas recomendações, entre elas;
Estimular a população a permanecer fisicamente ativa, por meio de atividades de intensidade leve a moderada, porém evitando, por prudência, atividades de alta intensidade e extenuantes, como forma de manter a imunidade das pessoas.
E o que já estava sendo feito;
Cancelar ou não programar eventos que possibilitem aglomerações de pessoas.
Então, a todos um bom treino e até a volta das corridas de rua!

Era isso que eu queria ouvir… manter o treino…
…aos que puderem e estiverem em plena condição de saúde física, continuar os treinos individualmente, em ambiente aberto e arejado.
Show!!!